Meninas e meninos,
Vinhos da Rua do Urtigão-Vestal Chardonnay 2019 foi um vinho que degustei e que me impressionou muito. Quem o vinifica é o Rubem Kunz, um médico apaixonado por vinhos.
Rubem, incentivado depois de conhecer Eduardo Zenker, Lisete Vicari –Dominio Vicari e Marco Danielle aqui e aqui também a utilizar apenas leveduras nativas, vem fazendo vinificações com mínimas intervenções. Seus vinhos, segundo ele próprio, expressam a história climática de cada ano, do terroir originário para cada cepa.
Vinhos da Rua do Urtigão recebe este nome por causa do amigo que lhe cede a desengaçadeira e o espaço para as barricas na propriedade Guntherland, que fica na Rua do Urtigão, em Araricá, região metropolitana de Porto Alegre.
Mas vamos ao vinho Vestal Chardonnay 2019-vinho sur lies por oito meses, de uma safra com verão chuvoso e amadurecimento irregular, resultando em vinhos leves e pouco alcoólicos. No casa do Vestal 2019 tem 11,8% de álcool.
Vinho que chama a atenção pelo frescor e acidez bem pronunciadas. Cor amarelo dourado, apresenta no olfato um dulçor de cascas de cítricos confitadas. Após algum tempo em taça, surge um floral à mel e um mineral lembrando pedra úmida. Em boca confirma o cítrico confitado parecendo doce sem ser.
Surge também um abacaxi grelhado. Longo, equilibrado mesmo com pouco álcool, ótimo para gastronomias mais complexas em aromas e texturas, que precisem acidez. Quem sabe um ceviche?
Harmonizei com um frango feito na panela de ferro, onde utilizei um pouco de gengibre na marinada e uma polenta mole de fubá mimoso feita também em panela de ferro, com ligeiro tempero frito na banha de porco.
Vinho que mesmo depois de esquentar na taça não perde em qualidade sensorial, o que é um facilitador nestes dias de calor tropical que enfrentamos.
Para informações sobre os Vinhos da Rua do Urtigão, seu instagram @vinhosdaruadourtigao
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão